O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SEGUNDA REUNIÃO DO CONSELHO


---O Conselho Juvenil de Teresópolis realizou sua segunda reunião, na última sexta-feira dia 227/11/2009, no auditório da VIJI-Teresópolis.
---Conselheiros eleitos que haviam se ausentado da cerimônia de posse, receberam seus certificados. Foram eles os Conselheiros titulares: Mariana Laginestra de Araújo Ferreira (Colégio Carmo), Michel Salles Forny (C. E. Higino da Silveira), Rafael Oliveira da Silveira (C.E. Campos Salles), Reinaldo Rodrigues Vaz (C.E. Lions Club); e os seguintes suplentes: Clarice Tavares Gama Magalhães (Colégio Carmo), Fabrício P. Soares (C.E. Higino da Silveira), Israel Amorim da Silva (C.E. Lions Club), Jonathan Noé de Alcântara (CIEP José Olimpio).
---As Conselheiras do CIEP Sebastião Mello, Tainara Vidal da Silva (Titular) e Camila de Cássia Florentino dos Santos (Suplente), compareceram e participaram dos debates. Seram diplomadas somente no próximo encontro, tendo em vista que lapso de comunicação entre a escola, a Corrdenadoria Serrana de Educação e a VIJI-Teresópolis fez com que seus nomes não fossem conhecidos tempestivamente.
---Pela primeira vez se fez presente também a representante das escolas estaduais, partipante do Comitê Assessor, Professora Edna Josefina Mendes.
---O encontro teve deliberações importantes. O grupo decidiu pela manutenção dos Conselheiros que, eleitos ainda cursando o nono ano do ensino fundamental, mudarão de escola no curso do mandato. Será sugerido à Drª Inês - autora da Portaria instituidora do Conselho - que passem a constar como "Conselheiros Juvenis - categoria especial". Terão os mesmos direitos dos suplentes, ou seja: além da participação nas reuniões e iniciativas do CJ, sem direito a voto. Já os Conselheiros que foram eleitos quando cursavam o terceiro ano do ensino médio, e que, portanto deixarão de integrar a categoria estudantil (serão universitários ou profissionais), perdendo o contato com suas bases e com os problemas do cotidiano estudantil, deverão ser substituidos já no início do ano que vem, pelas escolas que os elegeram.
---Dos debates evidenciou-se a necessidade de que as escolas escolham seus Conselheiros representantes dentre os alunos de séries anterior à de conclusão dos ensinos fundamental e médio. O Conselho deliberou por apresentar esta sugestão de regra à Drª Inês.
---Ficou decidido também que será cumprida a determinação da Portaria, que impõe a realização de um treinamento dos Conselheiros em "Técnicas de reunião e solução de problemas", em data a ser indicada, logo no início do próximo ano letivo.
---Sobre a logomarca do CJ, foram escolhidos alguns parâmetros, que excluiram a maior parte das propostas. Com as indicações foram reelaboradas as propostas de logo. As opcões se encontram em votação na Comunidade do CJ no orkut.
---Ficou designada a sexta-feira de 26/02/2010 para a próxima reunião, às 14:00 horas, no auditório da VIJI-Teresópolis.
*.*.*.*
---A lamentar, a ausência de diversos dos Conselheiros já empossados. Como estamos ainda no começo dos trabalhos, convém alertar para a possibilidade no art. 13 da Portaria: a infrequência imotivada pode causar a perda do mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário