O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O CONEST!

No dia 02 /junho/2010, foi realizado durante o dia todo o 1º CONEST (Congresso Estudantil de Teresópolis). Evento muito importante para a história dos estudantes de Teresópolis, pois mostraram que se importam com a melhoria da sociedade e do meio estudantil em que vivem. Muita união e esforço dos Conselheiros Juvenis resultou em um ótimo Congresso.

O tema foi "Vida de Estudante: ralos, rolos e desenrolos", assim dividido: RALOS (por onde estão escapando, sem solução, as metas e esperanças dos estudantes), ROLOS (os problemas que levam ao desinteresse e desperdício de esforços) e DESENROLOS (as soluções, como tapar ralos e resolver os rolos).

Assim, o CONEST foi dividido em três partes.

I - Com a temática RALOS E ROLOS, foi apresentada uma palestra comandada pelo Coordenador do Projerto CJ, da Vara da Infância, o Serventuário Denilson Cardoso de Araújo. Ele falou sobre os problemas da vida estudantil, tendo como debatedor da palestra o Prof. Marcelo Pelegrino. Com muito entusiasmo e conhecimento sobre o tema, fizeram um ótimo debate. Logo após a palestra e foi aberto um tempo para as perguntas, e muitos alunos e professores tiraram suas dúvidas e deram sua opinião sobre o assunto em questão. Assim terminarou a primeira parte.

II - No tema DESENROLOS, tivemos o Prof. Alfredo Bittencourt, como palestrante, falando sobre as soluções para os problemas levantados na parte da manhã. A Prof. Maria do Rosário Carreiro Grandini foi a debatedora. Muita ênfase na palestra sobre como os estudantes podem melhorar a realidade da comunidade estudantil. Após a palestra mais uma abertura para as perguntas e conclusão do assunto tratado.

III - No fechamento do CONEST o CJ ofereceu à apreciação dos Congressistas um documento que resumia o espírito dos debates. A CARTA DOS ESTUDANTES é um documento que contém análises, propostas de solução e deveres para que possamos melhorar a VIDA ESTUDANTIL. Após debates, foi aprovada no CONEST por uma votação unânime dos presentes. A Carta já foi entregue oficialmente à Câmara dos Vereadores, à Secretaria Municipal de Educação e à ACIAT. Em breve será mais divulgada.

Agradecimentos:

Parabéns Conselheiros, pelo desempenho incrível na produção e na realização do CONEST.
Muito obrigado, palestrantes Denilson Cardoso de Araújo, Prof. Alfredo Bittencourt, debatedores Prof. Marcelo Pelegrino e Prof. Maria do Rosário Carreiro Grandini.

Agradecemos também as atrações do CONEST: Banda ZENIT, grupo teatral OS SALTIMBANCOS e CORAL do BEATRIZ SILVA .
E a todos que colaboraram para essa vitória!















Nenhum comentário:

Postar um comentário