O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VIRTUOSOS CANSAÇOS (sobre a 2º Blitz do CJ)


VIRTUOSOS CANSAÇOS

Denilson Cardoso de Araújo

MELHOR É O CANSAÇO DO OBREIRO QUE PÔS DE PÉ UMA PONTE, QUE A EXAUSTÃO DO FOLIÃO QUE APENAS DESFILOU SUA INÚTIL EMBRIAGUEZ NO CAMINHO. Melhor é o cansaço do guerreiro que lutou com sangue e suor da madrugada até a noite e salvou a cidade, do que o cansaço dos que se gastaram em inútil desespero e molhados lamentos da vil rendição. Melhor é o cansaço do jovem que gastou seus bons dias a plantar sob o sol o futuro, do que o que se esvaiu qual cigarra cantante na imprudência de reservar a si mesmo um inverno de fome. Melhor é a exaustão daquele que enfrentou seus temores com convicção e alegria do que o tédio daquele covarde que definhou dentro da toca obscura, em tremores da inércia.

Melhor quem vai à cabine de comando quando vê que o navio pode encontrar um iceberg e busca afastá-lo com um remo do que o que se entrega sem luta ao suicídio do choque e ao naufrágio que podia evitar porque o remo é pequeno.

ESSA POÉTICA DO CONTRASTE ME VEM A PROPÓSITO DO ESTADO EM QUE OS CONSELHEIROS JUVENIS TERMINARAM A 2ª BLITZ NAS ESCOLAS. Exaustos. Acabados. Também, percorreram 17 escolas de ensino fundamental e médio, falando aos alunos dos 03 turnos, numa espécie de triatlo da militância, que se estendeu do amanhecer até a noite, durante três dias.

Falaram em pátios cheios, em quadras, em salas de aula, em auditórios grandes, em lugares pequenos, a alunos apinhados em banquetas, cadeiras, muretas, sob olhos de descrédito aqui e ali, enfrentando atitudes de zombaria e até desrespeito acolá, mas, no geral, recebendo de generosas platéias olhares, palavras e palmas de esperança. No barato, os Conselheiros Juvenis estiveram com sua voz à frente de uns 3.000 alunos. Espantoso.

Semearam esperança, isso eu sei. Mostraram que jovens podem ter alegria, festa, irreverência (e como as havia, no ônibus), mas podem ter igualmente responsabilidade, compromisso e atitude (e como os presenciei na organização, nos horários cumpridos, na tarefa exercida mesmo no cansaço ou tristeza). Estive com eles por uma parte da blitz. Em dada altura, percebi que era, enfim, desnecessário e os deixei ir sozinhos. E, muito orgulhoso, os vi, sem temores, enfrentarem pela primeira vez a tarefa, com distinção, coragem, solidariedade e bons resultados.

ELES ESTIVERAM NAS ESCOLAS PARA DIVULGAR A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE GRÊMIOS E ASSOCIAÇÕES ESTUDANTIS, aprovada pelos estudantes do 1º CONEST (Congresso Estudantil de Teresópolis), que o Conselho promovera, e no qual a “Carta dos Estudantes” aprovada, pregava a instalação de grêmios e associações de estudantes como forma de coibir o bullying e a violência, gerar protagonismo positivo e abrir perspectivas para uma juventude, hoje, sem luzes para o futuro.

Especificamente, nesta 2ª Blitz, chamaram para o treinamento que a Vara da Infância e da Juventude promoverá na sexta-feira, dia 20/08, sobre “Grêmios Estudantis”. Serão recebidos 03 estudantes por escola interessada. Essas lideranças, após o treinamento, voltarão às suas escolas para a organização das entidades estudantis. O Projeto, aprovado por unanimidade na Reunião Especial realizada na Vara da Infância em 06/08, com a presença da Secretária de Educação, de representantes de todas as escolas públicas e particulares, e da Coordenadoria Regional da Secretaria Estadual de Educação, prevê eleições para Grêmios ou Associações de Estudantes em data unificada, no próximo dia 20/09.

COM ISSO, SE PRETENDE QUE UMA NOVA REALIDADE COMECE A SE ESTABELECER ENTRE OS JOVENS DA NOSSA CIDADE. A solução só pode vir deles próprios. Os Conselheiros Juvenis sabem disso. E arregaçaram as mangas. Por isso, meu beijo a todos que atuaram tão bem: Ana Clara (CESO), Bianca (CEDAL), Camila (Higino), Herman (Beatriz Silva), Matheus (Beatriz Silva), Meriane (Campos Sales), Neide (Campos Sales), Pablo (CESO), Roberta (Teresopolitano), Ruth (Campos Sales) e Santiago (CESO).

INFELIZMENTE, ALGUMAS ESCOLAS DEIXARAM CLARO QUE NÃO QUEREM OS GRÊMIOS. Lembramos que a autoorganização dos estudantes é direito consagrado no ECA e na Lei dos Grêmios Livres. Eles podem se organizar independente da vontade das direções de escola. Mas não é o que propusemos. O que temos feito é estimular o debate e o diálogo entre todos, para que o processo ocorra da forma mais harmônica possível. Temer estudantes organizados e treinados para o debate e a reivindicação conseqüente, não parece boa estratégia em momento de tanta violência, indisciplina e desnorteio de estudantes desorganizados e inconseqüentes dentro de muitas escolas.

Infelizmente muitos Conselheiros Juvenis, por circunstâncias várias, inclusive incompreensão das escolas onde estudam, não puderam prosseguir na batalha a que se propuseram. Lamentamos. Mas cumpre mais do que tudo festejar os que ficaram e tem mostrado seu valor.

NÃO SEI ONDE ISSO TUDO VAI DAR. SEI O QUE SONHAMOS LÁ ATRÁS, SOLITÁRIOS, NA LINHA DE PARTIDA. Formar lideranças, estimular atitudes positivas, solidariedade, senso de organização, despertar sadio para a política mais construtiva, isenta de partidarismos e vícios. Nessa direção, pelo menos até agora, caminhamos. Sei que é preciso fazer o que é certo hoje, mesmo que nos provoque incompreensões e impopularidades. Também os Conselheiros estão aprendendo que nem tudo são flores. Percebem que aqui e ali há vaias, espinhos e puxadas de tapete. Mas é assim, a militância. Qualquer militância honesta tem seus percalços. Assim, é a vida. Quanto antes aprenderem, melhor. Melhores militantes e adultos mais maduros serão.

DE UMA COISA, EU SEI. É PRECISO DAR CAMINHOS AOS JOVENS. A experiência do CJ mostra que se lhes mostrarmos o que pode ser feito, eles irão muito mais longe do que podemos imaginar. Mas é ilusão ingênua e perigosa achar que podemos lhe abrir as portas e as estradas sem lhes darmos os primeiros mapas e bússolas. Os jovens não sabem tudo. Nós também, não sabemos tudo. Mas sabemos mais do que eles. Seja porque estudamos há mais tempo, seja porque vivemos mais anos. A sabedoria dessa relação está em fornecer o nosso melhor. Que ele venha datilografado com rasuras de velhos carbonos, em som de LP arranhado, ou trecho de cartas em papel, num tempo em que eles pensam eletronicamente, pouco importa. A eles compete, com o vigor que possuem à farta quando o nosso já escasseia, separar o joio do trigo na construção dos caminhos saudáveis, atualizados e adequados ao seu tempo.

Como Coordenador do Projeto, agradeço a todas Direções de Escola, que foram tão gentis, compreendendo as possibilidades da proposta. Agradeço à Viação Dedo de Deus que viabilizou o transporte dos Conselheiros. Finalizo lembrando que aguardamos os estudantes das escolas para o treinamento, na 6ª feira, entre 13 e 18 horas, na Vara da Infância e da Juventude.

*.*
publicado no Diário de Teresópolis, em 17/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário