O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CJ 2010 ENCERRA UM ANO DE VITÓRIAS!!!!


Realizou-se ontem, com grande sucesso, o Encerramento das atividades do Conselho Juvenil em 2010.

Despediram-se os Conselheiros, que tão bem inauguraram o Projeto, numa bonita festa por eles mesmos organizada, na Casa de Portugal.

Drª Inês realizou duas belas falas de incentivo aos jovens e realizadores do Projeto.

Todos impecavelmente trajados, davam o sentido da emoção que viveram em um ano inteiro de lutas virtuosas e bem sucedidas.

Foram homenageados e receberam da Vara da Infância Diplomas de mérito, garantindo-lhes a condição de “Conselheiros Juvenis Honorários”, que lhes dá o direito de participação nas futuras reuniões e eventos do Projeto.

Foram também apresentados os Conselheiros que serão empossados 2011. Numa singela e emocionante cerimônia de transmissão de responsabilidades, cada novo Conselheiro foi recebido por um Conselheiro veterano e conduzido ao palco.

Pais, irmãos, tios e tias lá estavam, todos gratos e emocionados pela oportunidade de crescimento dada a seus queridos.

Os Conselheiros que se despediam prestaram diversas homenagens, a serventuários e colaboradores que auxiliaram o Projeto.

Durante a cerimônia foi repetido por duas vezes o “grito de guerra” dos Conselheiros, praticado junto com a oração do grupo, sempre que saíam para alguma atividade.

No ano que vem serão retomadas as atividades do Projeto, com oportuno aviso a todas as escolas participantes, para que mobilizem seus representantes. Sem esquecer que março de 2011 é o prazo acordado para a implementação de grêmios ou associações estudantis em cada escola.

Como anexo a este, o discurso com que foram saudados os Conselheiros.

Agradeço a todos, aproveitando para desejar um fim de ano de sucessos e fraternidade, para um 2011 de muitas realizações!
.*.*.

ANEXO
SAUDAÇÃO AOS CONSELHEIROS JUVENIS
no Encerramento das Atividades do CJ-2010

Denilson Cardoso de Araújo

Muitas vezes na vida caminhamos sozinhos. É que, quando buscamos derrubar muros de opressão, construir felicidade para o futuro, sempre nos deparamos com os descuidados, os preguiçosos, os que não percebem a importância de semear agora para colher no futuro. Descobrimos que nem todo mundo aguenta as boas batalhas.

Mas de tantas batalhas que a vida já trouxe, em algumas tive o imenso prazer de ver companheiros que deram as mãos para o bom combate, que emprestaram seu tempo e seu suor para a boa carreira, por isso seus corações se tornaram morada para a boa fé.

Assim foi, nestes tempos do Conselho Juvenil de Teresópolis. Primeiro, porque o melhor exército é o que tem o melhor comando. E Drª Inês Joaquina, nossa tão querida Juíza, nos comandou nessa empreitada com o seu prestígio, seu saber e sua palavra. Mas acima de tudo, com o seu exemplo. Alguém que, como ela, construiu uma carreira de abnegação, renúncia, empenho e militância constante em favor da criança e do adolescente, é alguém que vence sempre. Porque os que hoje lhe atiram as pedras da incompreensão um dia verão nascer as floradas das sementes que ela plantou. Os ingratos beberão o mel dessas flores. E assim são as missões divinas, elas se cumprem em auxílio ou apoio aos gratos e aos ingratos, indistintamente, porque Deus manda a chuva para os maus e para os bons. Que os bons saibam reconhecer de onde vem a boa água é um mérito. E hoje, nós aqui reunidos, queremos reconhecer a sua vitória, Drª Inês. O Conselho Juvenil de Teresópolis existiu e cumpre esse degrau de vitória hoje, porque a senhora foi sua inspiração. Parabéns, Excelência! Nossos aplausos mais carinhosos.

Mas, e os jovens? E os pequenos soldados deste exército, que nos chegaram em plena 'sexta-feira 13', naquele novembro de 2009, hoje já tão distante? Pelos corredores da Vara da Infância vieram, olho arregalados, perguntando no íntimo: qual é a desse pessoal? Será que Drª Inês vai prender a gente? E, para piorar, se entreolharam desconfiados, alunos de escolas públicas e de particulares. De municipais e de estaduais. Sentaram separados, em bancadas tensas, que pareciam prontas a explodir.

Veio a posse. Uma cerimônia simples, pequena, pouca gente levando fé. Mas logo começaram a trabalhar. Tivemos dificuldades: gripe suína, suspensão de aulas, conselheiros que desistiram, conselheiros que chegaram, recesso de fim de ano, carnaval, um meio 'não saber o que era para fazermos'. Nenhum de nós sabia bem o que aconteceria. A proposta era: vamos reunir esses jovens e colocá-los pra discutir, debates, ensinar a eles algumas técnicas de reunião e oratória, e eles que se virem. Nesta fase foi primordial que lá estivessem os membros do Comitê Assessor do qual fiz parte. As professoras. Lucia Marcatti, do Colégio São Paulo e Edna Mendes, do CIEP Sebastião Mello, foram anjos da guarda aos quais tanto devemos.

Nos debates, o aprendizado da democracia. Como é uma discussão democrática? Como é uma eleição democrática? Como construímos consensos? Daí, após o treinamento, a primeira proposta dos Conselheiros: “isso que estamos fazendo é tão bom, vamos espalhar pelas escolas!”. E pensaram em organizar grêmios estudantis, já naqueles começos de 2010. Foram às escolas. Conversaram aqui e ali, e nada. Direções desconfiadas, alunos desinteressados, e - o pior – descobriram que ninguém sabia bem o que era esse tal de Conselho Juvenil. Foi uma hora difícil.

Como Coordenador, dissemos: “Deem aí um jeito de se tornarem conhecidos e de apresentarem suas propostas!". Disso, surgiu o I CONEST (o primeiro Congresso Estudantil de Teresópolis). E para realizar o CONEST, era preciso mobilizar os estudantes. Daí veio a primeira 'Operação Blitz nas Escolas'. Por 03 dias inteiros, de manhã, à tarde e à noite, esse grupo percorreu as escolas da cidade. Já não eram mais aquele exército de tímidos e acanhados, cheios de dúvidas. Eles falaram para platéias de 300, 600, 1000 alunos. E víamos os olhos arregalados dos estudantes que os assistiam; que, talvez pela primeira vez, observassem algo parecido. Estudantes conscientes, militando e mobilizando. Falaram contra o bullying, contra a má fama de uma geração violenta e consumista, falaram em favor da paz e do entendimento, chamaram seus colegas estudantes às falas: “Acorda, pessoal!”

E muitos acordaram, levando a que o Congresso de Estudantes fosse bonito, marcante, festivo e cheio de aprendizado. Um marco, abrilhantado pelas palestras do Prof. Marcelo Pelegrino, do Prof. Alfredo Nascimento e da Prof. Maria do Rosário Grandini. Belíssimas participações, do Coral do Beatriz Silva, da Banda Zenith, do Grupo de Teatro do CIEP Sebastião Mello. Ao final, a Carta dos Estudantes de Teresópolis, que em resumo, dizia: “Não podemos deixar que a situação nacional, que deteriora a juventude nacional com violência e drogas entre escola a dentro. A escola é nossa casa. Os estudantes fizeram muito no passado. Vamos fazer hoje, mudando a realidade. Vamos aos grêmios!”.

Este discurso claro e contundente levou a que houvesse interesse de vários segmentos pelo que fazia o nosso CJ. O jornal o Globo, as TV's locais, organizações de jovens de outros lugares. A Câmara de Vereadores parou para ouvir o CJ. Outras autoridades os receberam.

Daí veio o esforço pró-Grêmios. Nova Blitz. Novo sacrifício dos jovens, novamente com o apoio, que muito agradecemos, da Viação Dedo de Deus, em nova maratona pelas escolas. Então veio o Treinamento pró-Grêmios. José Luiz Pedrosa, Francisco Ramalho e Alfredo Nascimento, ex-presidentes de grêmios nos anos 60 e 70, nos anos 80 e 90, foram os palestrantes desse encontro. Desde o enfrentamento com a ditadura, até o “Fora Collor”, passando por lutas contra aumentos de passagens de ônibus, contaram suas experiências. Verificou-se ali o bonito encontro de gerações. Como se o passado entregasse uma tocha com o fogo sagrado a ser conservado pela geração de vocês que lá estava, vocês, que aqui estão.

Infelizmente, com o esforço pró-Grêmios, vieram incompreensões. Muitos acharam que o CJ era apenas um encontro inofensivo de jovens. Um recreio educativo. Nunca quisemos isso. Distrair jovens não é função da Vara da Infância. Quisemos organizá-los, sob orientação da Drª Inês, para que fossem sujeitos da sua própria história. Para que realizassem coisas, mudassem suas realidades, mudassem a sociedade. Fossem cidadãos. O ECA, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma lei de branduras, é uma lei de exigências. Do jovem se exige cidadania. Não menos. Este é o fundamento dos direitos que possuem. Mas alguns tiveram medo dos Grêmios e atrapalharam o exercício deste direito legal. Alguns segmentos acharam que seus estudantes eram muito jovens, muito imaturos, muito despreparados, numa atitude que os estigmatiza como “menores”, pequenos, desqualificados, quando são jovens, adultos em preparo, cidadãos que precisam exercitar hoje a musculatura democrática, pelo bem do país amanhã. Mas a palavra está com os estudantes. Realmente, se os jovens não quiserem se organizar, ninguém pode fazer isso por eles. Portanto, esperamos que os alunos de escolas municipais façam ouvir sua voz, no momento oportuno. E apelamos à Secretaria de Educação, à Prefeitura que, diga-se, recorreu da Portaria do Conselho Juvenil, o que revela o intuito de acabar com o Conselho, apelamos para que revejam sua posição e possamos, todos, garantir aos jovens seus direitos, incentivá-los a exercê-los, pois o papel da Educação não é só o de ministrar conteúdos do MEC. É formar melhores seres humanos. Impedir sua participação em grêmios, omitir-se no incentivo à iniciativa é privá-los de um direito.

Ocorreram reclamações. Reclamaram dos Conselheiros, do Conselho, do Coordenador, da Vara da Infância. Disseram que estávamos “obrigando as escolas a fazerem grêmios”. Foram ao Ministério Público e ao CMDCA. Uma pena. Nunca ocorreu a lealdade de que viessem diretamente a nós apresentar sua queixa, divergência ou reparo.

Disso tudo, resultou uma Audiência Especial. Drª Inês, pessoalmente a presidiu. As escolas municipais se ausentaram, mas foi maciça a presença das escolas estaduais e das particulares. Debatemos, divergimos, e ao final, chegamos a consensos. Ninguém admitiu que o Conselho Juvenil acabasse. Todas, de uma forma ou de outra, conforme o seu ritmo, se manifestaram a favor dos grêmios. Várias escolas hoje, já os possuem quando menos, sob a forma de associações pró-grêmios. Todas se comprometeram a incentivar sua organização já para março de 2011.

O Conselho Juvenil sobreviveu, mais uma vez.

E agora chegamos a este dia bonito. Dia de festa. Dia de vitória. No ano passado, chegamos a ter 47 Conselheiros – no papel. Infelizmente, muitas escolas e Conselheiros não compreenderam bem suas funções e necessidades. Aquele número se reduziu muito, houve trocas, abandonos. Mas um núcleo permaneceu firme, vivo, ativo, lutando contra todas as tempestades, e hoje finca sua bandeira na praia e pode entregá-la ao grupo que virá e que começará nova viagem. Esses que hoje chegam aqui, vitoriosos, merecem nossa homenagem. Foram os nossos Cristóvão Colombo descobrindo as Américas da militância. Viram como era o oceano. Sabem que é difícil. Mas se eles sobreviveram e venceram e aprenderam, digo a vocês que chegam hoje, vocês podem ir mais longe e melhor.

Mas ainda que o próximo CJ seja mais brilhante e maravilhoso, mesmo sendo certo que inscreverá seus nomes na história, pelo que realizará, precisamos honrar esses pioneiros. Deles, vimos os medos de adolescentes normais e saudáveis, ouvimos suas músicas estranhas, presenciamos suas danças malucas, sufocamos, com sua fome inesgotável que precisava de um lanchinho a cada dez minutos, presenciamos como choraram em horas de medo, presenciamos o susto quando numa escola a coisa ficava apertada e quase rolavam agressões, fomos testemunha do carinho que os ex-adversários de escolas particulares e públicas conquistaram uns pelos outros, verdadeiros amigos que se tornaram, percebemos suas paqueras, os namoros eternos que começaram para se acabarem minutos depois, vimos adolescentes que, com doenças gravíssimas na família, não desistiram e seguiram militando, ainda que com o coração doendo. Vimos meninas e meninos, com garra, se tornando homens e mulheres da bondade.

Todos foram importantes. Mesmo os que só vieram tomar posse, porque se não tivessem aparecido naquele dia, não existiria CJ. Mesmo os que só foram a 02 ou 03 reuniões. A todos somos gratos. Mas alguns mereceram destaque maior, proporcional ao que realizaram. Por isso, a partir de hoje, quando se encerra seu mandato, passam à Categoria de CONSELHEIROS JUVENIS HONORÁRIOS DE TERESÓPOLIS. Poderão, pelo resto da vida, se lembrarem do bom combate. E daqui a dez anos, quando se reunir um outro Conselho Juvenil, quem sabe, eles, já formados, casados, pais e mães, poderão ser recebidos com a honra que merecem os pioneiros.

É simples nossa homenagem, mas vem do coração mais agradecido e embandeirado que se poderia ter no dia de hoje, por isso, gostaria de chamar aqui para que fossem diplomados, de forma simples, singela, como Conselheiros Juvenis Honorários, os nomes que vou citar:

  • Brenda Ramos de Carvalho Corrêa (Ginda Bloch);
  • Jonathan Noé de Alcântara (CIEP José Olympio);
  • Rodrigo Santiago de Mattos (CESO);
  • Thamara Alessandra M. M. Tabera (Colégio N. Srª do Carmo);
  • André Luiz da Costa Silva (Colégio N. Srª do Carmo);
  • Matheus Moreira Nogueira (Beatriz Silva);
  • Amanda da Silva Oliveira (CEDAL);
  • Bernardo Paixão Morales (C S Paulo);
  • Brenda Bourdon Meirelles (C S. Paulo);
  • Clarice Tavares Gama Magalhães (Colégio N. Srª do Carmo);
  • Daniele Ferreira Leandro (CENA)
  • Fabrício Soares (Higino da Silveira);
  • Eloá Lemos da Silva (George March);
  • Laiza Brito Vilela (Teresopolitano)
  • Fernanda Góes Chiapeta (George March);
  • Mariana Laginestra de Araújo Ferreira (Colégio N. Srª do Carmo);
  • Yan Bezerra da Silva (Ginda Bloch);
  • Gabriel Taubman (George March);

Mas há outros que merecem homenagem separada. Não se sintam os demais diminuídos. Mas a justiça determina que se dê as honras de forma proporcional ao empenho, à dedicação e ao esforço de cada um. Sabemos que muitos dos que já foram diplomados não fizeram mais porque não puderam. Mas estes que citarei merecem a distinção de nunca terem abandonado o barco. Carregaram o peso da militância mesmo quando o CJ enfrentava suas maiores dificuldades. E, por seu esforço pessoal, eles merecem nosso aplauso especial.

Por isso, chamo para que recebam um Diploma de Conselheiro Juvenil Honorário, com Honra ao Mérito, os seguintes Conselheiros:

  • · O interessado por política, sempre cheio de projetos, porque ele sabe que projetos são sonhos organizados, o mestre da lábia, a “cara de pau” mais simpática do grupo, e que – com sua firmeza - nos ajudou tanto quando começamos, inseguros - Michel Sales Forny (Higino);
  • · A sensível que não precisava de microfone, a que impunha moral nas salas de aula dos bagunceiros em suas palestras, com sua voz de contralto militar, e que adorava ônibus e estradas - Camila Coelho de Oliveira (Higino);
  • · A que no treinamento de oratória discursava apavorada, chorando e tremendo e que disso foi para a quadra do S. Paulo e arrebentou falando para quase mil alunos, com todo vigor e autoridade, a que nos diz que seu sonho é ser Juíza por causa da Dra Inês - Ruth Rios Hiath (CEDAL);
  • · A de coração maior e mais gentil, mulher com sensibilidade de menina e garra de atleta de quadra e de Blitz, dançarina de ônibus e eficiente telefonista principal desses tantos contatos que o CJ exigiu - Neide Carmo de Albuquerque (Campos Salles);
  • · A nossa mascote mais querida, que sorria tanto que o repórter do Globo implorou para que sorrisse menos porque seu brilho atrapalhava a foto, a que nos ensinou a grande professora que será, a chefe do nosso departamento de disciplina verbal, nossa doce “PP” - Bianca de Rezende Carvalho (CEDAL);
  • · O nosso escriba mais atento, secretário vigilante, atleta campeão, corista premiado, e agora vencedor de duas bolsas de estudo que seu valor tanto fez merecer - Herman Barcellos Castelo Branco (Beatriz Silva)
  • · A nossa militante roqueira, o sorriso mais simpático e nervoso de todas as blitz, sempre a nossa palestra mais divertida, porque surgiam trinta mãos em seus braços giratórios - Meriane dos Santos Paula (Campos Sales);
  • · O nosso “Moisés barbado”, o “sem noção” que chamou a Juíza de “tia”, o militante abusado que foi fazer uma palestra da blitz e se meteu a dar aula de história dentro de uma aula de história, para a professora de história, o que o levou a ser expulso da sala, mas que vai, efetivamente ser um grande professor de história de felizes alunos - Pablo de Oliveira Carneiro (CESO);
  • · A nossa máquina de realizações, empresária, organizadora, poeta, artesã, secretária, disciplinadora da presidente, Cosme e Damião da Presidente, a loura mais inteligente desta cidade, a múlti talentosa - Roberta Pinheiro de Mello Martucheli (Teresopolitano);
  • · E, finalmente, aquela liderança que nasceu do silêncio, da serenidade, da fidelidade, sempre presente, sempre atenta, mas ao mesmo tempo irrequieta a ponto de, talvez para melhor conhecer nossa realidade estudantil, conseguir o recorde mundial de estudar em 04 escolas no mesmo ano, a Presidente do CJ - Ana Clara Monsores Pedrosa (Ginda, S Paulo, CESO e Higino)
Vocês todos foram grandes e por isso merecem que a vida de vocês valha cada vez mais a pena. O mundo precisa de vocês. Cada passo de vocês daqui para a frente deve ser um passo glorioso. Não queiram menos. Sejam exemplos. Sejam vitoriosos. Sejam virtuosos. E por isso, para encerrar este momento de homenagem, chamo vocês aqui para o nosso último grito de guerra:

Conselho Juvenil de Teresópolis – Rumo à Vitória!


2 - AOS QUE CHEGAM

Bom, de tudo que dissemos, fica agora uma grande responsabilidade aos que chegam. Fazer mais. Fazer melhor. Ir mais longe. Esse pessoal que hoje encerra mandato dobrou o Cabo da Boa Esperança. A vocês, que chegarão, a tarefa de completar a descoberta do Caminho para as Índias. A tarefa de completar a lavoura da semente dos grêmios estudantis. A tarefa de demonstrar cada vez mais que essa geração não precisa ser só bullying e balada.

Por isso, chamo aqui ao palco, para serem apresentados à comunidade de escolar de Teresópolis os Conselheiros Juvenis escolhidos para atuarem em 2011 e que serão empossados e trabalharão no próximo ano. Peço que os Conselheiros de 2010 os recebam com seu abraço. São eles:

  • · Emanuely Braga Duarte e Mayara Rezende R. Cordeiro - C.E Euclydes da Cunha
  • · Fernando Pereira Seabra Netto e Beatriz Bacci da Silva - Colégio São Paulo
  • · Amanda P. de Oliveira, Mariana P. Xavier, e Humberto Gallo de Souza - C.E Fany Niskier
  • · Camila Celeste de Oliveira Pereira e Ryan Namorato Barros - C.N.S. Carmo
  • · Myllena V. Felício, Vitória da Motta Mattos, Jhulia Rocha Rebelo e Miguel Rats Laude - CEHPT
  • · Thayne Moraes dos Anjos e João Vitor Proença da Fonseca - CIEP Sebastião Mello
  • · João Roberto da Silva e Thayna Romanesco Féo - C.E Edmundo Bittencourt
  • · Renata Siqueira, Eduardo Domingos, Thaynara Siqueira e Carlos Medeiros - C.E. Lions Clube
  • · Letícia Machado S. Reis, Luís Felipe V. Moreira - CENA
  • · Leonardo Machado dos Santos e Leonardo Bilônia - C.E. Presidente. Bernardes
  • · Daniel Oliveira Braune e Maria Clara B. da Motta Benedito Alves - Escola George March
  • · João Pedro Corrêa Robaina e Karoline da Costa Romanesco - Colégio Único
  • · Geisiane J. Oliveira, Joanderson J. Santos, Letícia G. Soares e
  • · Luana Cristina O. dos Santos - CIEP Amaury A. Santos
  • · Rodrigo Santigo Mattos e Vinicius Martuchelli Dias Corrêa - CESO
  • · Thalles Emanuel Leal Rezende e Emanuela Cristina de Oliveira - C.E. Campos Salles
  • · Johan Mario de Souza Ferreira e Vanessa Lima Omatsu - CIA. José Francisco. Lippi
  • · Harley Santos Paim e Matheus do Valle Silva - Colégio Teresopolitano
  • · Ana Clara Monsores Pedrosa e Leonardo Licursi de Oliveira - C.E. Higino da Silveira
  • · Petherson Bandeira da Silva e Ana Clara Viana Nogueira - Centro Ensino Betesda
A vocês que agora chegam, não temos prêmios a entregar, nem certificados, nem diplomas. Ainda! Vocês os receberão em 2011. Mas hoje, entregamos a vocês o que temos de melhor. Nossas melhores esperanças. Façam bom uso delas. Quando bater vontade de desistir, pegue uma dessas esperanças e, com a sua luz, anime o seu companheiro. Você está fazendo uma grande missão, Conselheiro. Você está aí para mudar o mundo. Não menos. Desânimo não é para os grandes. Seja grande. Se você não estiver disposto avise, que aí nem toma posse. Se achar que vai ser difícil, avise, que aí ninguém se decepciona. Se você não quer organizar grêmios ou associações estudantis na escola, avise, porque o Conselheiro Juvenil de 2011 é, por definição o embrião do grêmio estudantil em sua escola. Esperamos muito de vocês. O futuro de vocês começa hoje. Hoje é o primeiro dia do tempo em que a cidade de Teresópolis verá vocês fazerem grandes coisas. Coloquem a adrenalina, os hormônios, o sangue, a vontade, a rebeldia, a energia, o rock, o rap, o pagode, o que for, a serviço do bem. Sejam bem vindos, Conselheiros Juvenis 2011! Teresópolis vos saúda!

E para que possamos todos encerrar e começar com o pé direito, chamo a todos os Conselheiros, os de hoje, os de amanhã, para que juntos façamos a oração que se tornou a prece comum dos nossos esforços:

“Senhor, te pedimos proteção para aprender o caminho correto. Pedimos coragem para seguir a paz e a justiça. Que a maldade e o erro jamais nos alcancem. E que sejamos capazes de fazer somente o bem, para dar orgulho às nossas famílias e contribuir para um mundo melhor.”
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário