O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

terça-feira, 31 de agosto de 2010

VAMOS AOS GRÊMIOS!!!



ESTAMOS EM PLENA CAMPANHA PRÓ-GRÊMIOS EM TERESÓPOLIS. Esta foi uma necessidade detectada no Projeto Escola da Paz, realizado pela Vara da Infância em 2007/2008 em parceria com as escolas e secretarias do estado e do município. Veio o Projeto Conselho Juvenil e os debates levaram ao mesmo caminho. Essa proposta foi referendada pelo I CONEST (I Congresso Estudantil de Teresópolis). Para batalhar a implementação da proposta, o Conselho Juvenil apresentou um calendário. Realizou-se Audiência pública em 06/08, com a presença das escolas, de representantes da Coordenadoria Serrana da SEE e da Secretária Municipal de Educação, Magali Tayth-Sohn. A conclusão foi pelo apoio aos Grêmios, ainda que surjam, inicialmente, como associações pró-grêmio, conselhos de alunos, ou outra entidade similar.

Nesta sexta-feira, 03/09 estaremos realizando a 2ª parte do Treinamento – pró-Grêmios, sobre “Técnicas de Reunião”, no Auditório da Vara da Infância. Daí para frente é com os alunos e com as direções de escolas. O processo culmina com o dia 20/09, quando deverá ocorrer a eleição dos grêmios e ou associações estudantis. O resultado das eleições deve ser comunicado pelas escolas até o dia 21/09, por ofício ou e-mail, à Vara da Infância. Os eleitos já se reunirão no dia 24/09 com o Conselho Juvenil, no Auditório da Vara da Infância.

Sabemos que muitos ainda têm dúvidas e receios, especialmente em algumas escolas municipais. Pedimos que não os tenham. Os Grêmios são uma necessidade e uma possibilidade de novos horizontes para a crise que enfrentamos. Para reflexão segue abaixo uma relação de notícias colhidas na Internet sobre o tema, que deveriam nos estimular a confiar na proposta e trabalhar com afinco para sua realização.

Abraços a todos.

Denilson Cardoso de Araújo

INSTITUTO SOU DA PAZ INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS – “A SOCIEDADE TAMBÉM SE MOBILIZA NA FORMA DE CAMPANHAS E PROJETOS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA ESCOLAR. O Projeto Grêmio em Forma , do Instituto Sou da Paz, é uma iniciativa de política de prevenção à violência que atua em escolas públicas, incentivando e assessorando a formação de GRÊMIOS ESTUDANTIS. O projeto parte da importância do papel desempenhado pelos grêmios estudantis na construção de uma escola democrática e na formação de jovens cidadãos ativos e responsáveis, capazes de atuar politicamente por seus interesses. Com isso, pretende-se que os estudantes sejam sensibilizados e capacitados a resolver os conflitos de forma pacífica e não pelo uso da força e da violência - Folha de São Paulo, 1º/05/2006 -.”

MEC INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “O PROGRAMA NACIONAL PAZ NAS ESCOLAS É MULTISETORIAL E TEM UMA DAS SUAS AÇÕES, CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, EXECUTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A capacitação de professores, nos currículos transversais de Ética e Cidadania, é realizada com o auxílio do kit Ética e Cidadania no Convívio Escolar, que promove a formação ética dos alunos, uma reflexão sobre o papel educativo do cotidiano escolar e o fortalecimento das comunidades escolares para tomada de decisões e elaboração de projetos coletivos. Para 2001, estão previstas capacitações de professores, capacitação de policiais para atuar nas escolas, estudos e pesquisas na área de violência escolar, apoio à implantação de projetos realizados por instituições não-governamentais que desenvolvam ações complementares de combate à violência nas escolas e apoio à organização de jovens atuantes no fortalecimento de GRÊMIOS ESTUDANTIS. http://www.educacionenvalores.org/spip.php?article19”

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “ÓRGÃO DE REPRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DENTRO DA UNIDADE ESCOLAR, O GRÊMIO ESTUDANTIL POSSIBILITA A EXPOSIÇÃO DE IDEIAS, REIVINDICAÇÕES E ANSEIOS DE MANEIRA ORGANIZADA E DEMOCRÁTICA. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza ações contínuas, que fornecem subsídios e orientações e incentiva o diálogo dos agentes educativos em torno da criação e funcionamento DO GRÊMIO ESTUDANTIL, em todas as unidades da rede pública de ensino. http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/106”

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JARAGUÁ DO SUL INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “EM 2002, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JARAGUÁ DO SUL, OS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DAS UNIDADES ESCOLARES, INTERESSADOS EM CRIAR, MANTER E ORGANIZAR O GRÊMIO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS, ELABORARAM UM ESTATUTO GUIA PARA SUBSIDIAR ÀS ESCOLAS. Em 2009 havia na rede cinco GRÊMIOS ESTUDANTIS. Após um trabalho de sensibilização da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, junto aos coordenadores pedagógicos das UEs, esse número subiu para dezesseis. (...) O Grêmio Estudantil permite que os alunos tenham voz ativa; discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade, contando com a participação dos pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores. A SEMED, orienta os coordenadores dos Grêmios Estudantis e organiza momentos de confraternização e troca de experiências entre os grêmios. Elaborar um Plano de Governo e participar da eleição para Prefeito Mirim, está entre as ações dos Grêmios Estudantis. http://educacao.jaraguadosul.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Gr%EAmio_Estudantil “

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “REITERAMOS QUE COM A RECONSTRUÇÃO DAS ENTIDADES NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, A PROMULGAÇÃO DA LEI DO GRÊMIO LIVRE E A REORGANIZAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE) elaborou um documento incentivando a otimização do GRÊMIO ESTUDANTIL. Distribuído nas escolas pelas Diretorias de Ensino, esse documento apresenta as Associações de Pais e Mestres (APMs), os Conselhos de Escola e Grêmios Estudantis como: “[…] canais legais e legítimos entre a escola e a comunidade, e, na medida em que, integrados, partilhem objetivos comuns, que norteiem o desenvolvimento de suas ações, promovendo o avanço democrático da sociedade como um todo […] ” (SEE- SP, 1998, Apresentação).”

SECRETARIA DA JUVENTUDE DE ITAQUAQUECETUBA (SP) INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “ESTA É A BASE LEGAL DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL, não existe nenhuma Entidade, Pessoa ou Governo que possa interferir em um GRÊMIO ESTUDANTIL, muito menos vetar seu funcionamento, a partir do momento que alguém, comete este veto está transgredindo no mínimo quatro leis.Como Instituição democrática, o Grêmio Estudantil é formado por estudantes eleitos pelo voto direto e secreto, onde vão fazer parte da Diretoria do Grêmio Estudantil que tem seus trabalhos regidos pelo Estatuto Social da Entidade.Assim a atuação do Grêmio Estudantil é legitima e não depende de autorização para funcionar. Cabe ao Grêmio Estudantil se fortalecer a cada dia e lutar pelos seus direitos, com a organização de atividades, podendo ser, atividades políticas, culturais, esportivas, ecológicas, ou de qualquer tema que seja ligado aos estudantes de modo geral, afinal ele representa os interesses dos Estudantes, cabe a ele atuar da melhor maneira possível, desde um Simples Baile de Comemoração até uma Passeata pelo Passe Livre Estudantil.Cabe a Você Estudante, fazer valer seus Direitos e lutar por um Grêmio Estudantil Livre em sua Escola.” (Marcello Barbosa. Diretor de Políticas Públicas de Juventude da UBES e Secretário Municipal da Juventude do PT de Itaquaquecetuba.)

COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA VÊ MELHORA COM GRÊMIOS ESTUDANTIS - “ALÉM DE CONSTITUIR UM “PROBLEMA”, A INDISCIPLINA NA ESCOLA TEM ALGO A DIZER SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR E SOBRE A PRÓPRIA NECESSIDADE DE AVANÇO PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL. Trata-se de uma questão que precisa ser cuidadosamente observada tanto pela escola como pela família, porque às vezes suas causas perpassam o espaço escolar. A intervenção do Conselho Disciplinar nos trouxe grandes experiências, conforme relatam nossos registros no livro de ocorrências da escola, assim como importantes conquistas: A criação do GRÊMIO ESTUDANTIL e uma estreita relação de parceria, respeito e confiança entre família e escola. (...) - Colégio Estadual Sérgio Carneiro – Bahia”

ESCOLA DE SÃO PAULO VÊ MELHORIAS COM GRÊMIO ESTUDANTIL - “O GRÊMIO ESTUDANTIL da EMEF foi formado no ano de 2007, sendo regido por um Estatuto próprio aprovado pelos alunos. O grupo eleito tem se mostrado participativo nos projetos da escola e superado as expectativas em relação dos conflitos surgidos em uma organização democrática. Expressam os anseios de tornarem a escola mais agradável, alegre e atrativa. Organizam o recreio com distribuição de jogos, cordas e música como diversão. Procuram ouvir os demais alunos em seus anseios e reivindicações e na medida de possível se organizam para atendê-los. EMEF Thereza Tarzia - Irmã Rosamaria Tarzia” - - http://emefthereza.zip.net/arch2008-03-30_2008-04-05.html

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “SC QUER FORTALECER AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA COMUNIDADE ESCOLAR - A Secretaria de Estado da Educação está investindo na revitalização dos GRÊMIOS ESTUDANTIS, Associações de Pais e Professores (APP) e Conselhos Deliberativos. A iniciativa tem proporcionado muitos benefícios para as instituições empenhadas em fortalecer as entidades que representam todos os segmentos da comunidade escolar.”

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA (BA) INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “ALUNOS SE MOBILIZAM PARA O FORTALECIMENTO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS - VITÓRIA (ABN News) - Cerca de 650 alunos de sete escolas municipais de Vitória participam, desde quarta-feira (01) até a próxima quarta-feira (08), do "Encontro de Mobilização Estudantil: construindo parcerias e incentivando a organização estudantil".”

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA (PI) INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS ESTUDANTIS - “ALUNOS PARTICIPAM DE FÓRUM SOBRE GRÊMIOS ESTUDANTIS − Alunos representantes dos grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino participam amanhã (07) do I Fórum de Ampliação e Fortalecimento dos Grêmios Estudantis. A atividade, promovida pela Gerência de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, acontece a partir das 8h, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, com a realização de palestras, mesas-redondas e ciclo de oficinas.”

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRÊS LAGOAS (MT) APÓIA ASSOCIAÇÃO PRÓ-GRÊMIOS - “ASSOCIAÇÃO VAI AJUDAR A INSTITUIR GRÊMIO ESTUDANTIL - Mais de 1,2 mil alunos da Escola Estadual Dom Aquino Correa participaram de uma eleição ontem (6) para a escolha da diretoria do Grêmio Estudantil. Durante 10 dias os estudantes ouviram as propostas das quatro chapas. A iniciativa partiu da Associação de Grêmio Estudantil (AGE), no intuito de representar os interesses dos estudantes na escola. De acordo com o presidente da AGE, Deivid Dias, a associação existe desde janeiro e até o final de junho tem como objetivo instituir grêmios estudantis em todas as escolas estaduais. A AGE conta com o apoio do assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Wilson C. F. Carnicer. 07/05/2010 » “

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TOCANTINS INENTIVA E APÓIA GRÊMIOS - “TOCANTINS - PRIMEIRO GRÊMIO ESTUDANTIL DA ETI PE. JOSIMO TAVARES SERÁ EMPOSSADO NESTA QUARTA, 04 - Ter, 03 de Março de 2009 14:22 - Será empossado na manhã desta quarta-feira, 04, o primeiro grêmio estudantil da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares. A eleição que teve como vencedor a chapa “Adolescentes Falando Sério”, aconteceu no dia 20 de novembro de 2008. Participaram da votação alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. O grêmio é composto por oito membros e atuará pelo período de um ano. A solenidade de posse acontecerá às 9h, no auditório Cecília Meireles e contará com a presença do secretário de Educação Danilo Melo, da diretora da escola Cleudemar Abreu, dos alunos que participaram da eleição, além da comunidade. Durante o evento haverá apresentações culturais de flauta, dança e coral com os alunos da escola. (...) Segundo Cleudemar Abreu, diretora da instituição, a criação do grêmio será muito benéfica porque irá “despertar desde cedo nas crianças o espírito de liderança, fortalecer a administração da escola em todas as áreas de atuação, além de facilitar também, a comunicação entre a direção e a comunidade escolar”, comemora.”

PESQUISADORA DA UERJ COMPROVA A IMPORTÂNCIA DOS GRÊMIOS - “NA TENTATIVA DE ATUAR FRENTE À COMPLEXIDADE DA VIDA CONTEMPORÂNEA QUE ATRAVESSA O JOVEM ALUNO NA ESCOLA, no que diz respeito ao panorama institucional - planejamento coletivo, contextualização do plano político-pedagógico, criação de novas redes de solidariedade e de convívio com a diferença, buscou-se traçar estratégias de ação, em que a criação do GRÊMIO vem se constituindo como uma das mais expressivas” em GRÊMIO ESTUDANTIL: UM DISPOSITIVO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA GESTÃO DO PROCESSO ESCOLAR Valéria da Hora Bessa (UERJ) e outros

PREFEITO GAÚCHO RECEBE GRÊMIOS - “CAIC E ADMINISTRAÇÃO: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA - Ontem (terça-feira, 06), prefeito Aylton Magalhães recebeu em seu gabinete o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eulália de Vargas Alburquerque - CAIC, Marcelo Somariva Vieira, o estagiário de Serviço Social da Ulbra José Aloísio de Souza (Zuzu), a assistente social da SMEC Lucia Soares de Medeiros, a orientadora educacional Vera Grehs E COMPONENTES DO GRÊMIO ESTUDANTIL - 07.07.2010 – Geral – Crazinho MG.”

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO (BA) INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS - “SEMINÁRIO DISCUTE DEMOCRACIA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO - Por Anna Monteiro/Seduc - Estudantes secundaristas de Juazeiro, REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (SEDUC), DA DIREC-15, UBES E GESTORES ESCOLARES PARTICIPARAM NA MANHà DESTA TERÇA-FEIRA (27) DO SEMINÁRIO “OS GRÊMIOS ESTUDANTIS COMO ESTRATÉGIA DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÔ. O slogan “Jovem Atitude”, utilizado pela organização, traduziu bem o rumo das discussões e trouxe para o centro do palco a importância da criação e revitalização do Grêmio Estudantil para a construção de uma gestão democrática, que assegure a liberdade de pensamento, e o desenvolvimento da consciência crítica... Publicado em 27/04/2010 às 15h18.”

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL INCENTIVA E APÓIA GRÊMIOS - “ENCONTRO DE GRÊMIOS INCENTIVA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS 2 de abril, 2009 Neste sábado, 04/04, será realizado o I ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. O evento, que ocorrerá na EAPE – Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (SGAS 907, antiga Escola Normal, Sala 82, das 9h às 16h30), marca o início de uma ação da SEDF – Secretaria de Educação do Distrito Federal com o objetivo de fortalecer os grêmios estudantis e ampliar o número desse tipo de instituição em funcionamento nas escolas públicas do DF. Levantamento realizado pela equipe responsável pela área de cultura de paz e prevenção da violência da SEDF – Secretaria de Educação do Distrito Federal identificou apenas 30 grêmios estudantis em atividade nas 620 escolas públicas da rede pública. A meta, de acordo com o assessor especial Atílio Mazzoleni, responsável pela coordenação da equipe, é quadruplicar este número até o final de 2009.”

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JARAGUÁ DO SUL REALIZA “ENCONTRÃO” DE GRÊMIOS - A Secretaria da Educação realiza na próxima segunda-feira (16), a partir das 14 horas, no Parque Municipal de Eventos, o “ENCONTRÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS”. O evento, que reunirá mais de 250 alunos do 5º ao 9º ano de 16 grupos de liderança das escolas municipais de Jaraguá do Sul, tem como objetivo a troca de experiência por meio da socialização das ações desenvolvidas pelos grêmios de cada unidade de ensino. Além da apresentação das atividades desenvolvidas, cada um dos grupos fará uma apresentação artística, que reunirá números musicais, dança, poesia e contação de história.

VALENÇA APÓIA GRÊMIOS - A última reunião da Frente Popular por Políticas Públicas para Juventude (PPJ) de Valença, realizada no Sábado dia 19/11, deliberou que é chegada hora de trabalhar pela CRIAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DOS GRÊMIOS e Diretórios Estudantis nas Escolas e Faculdades valencianas.

SEBRAE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE SE UNEM PARA INCENTIVAR GRÊMIOS – (...) O projeto do Governo do Estado, além de esclarecer aos líderes dos estudantes sobre a dependência química, afastando os adolescentes das drogas lícitas e ilícitas, também estimula a criação de grêmios estudantis nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte, que têm também a finalidade de fiscalizar a qualidade na rede pública de ensino. (...) Com o lema “Juventude organizada é juventude participativa”, a iniciativa começou a ser desenvolvida em setembro do ano passado. O trabalho de Implantação e Implementação dos GRÊMIOS ESTUDANTIS no RN é uma parceria entre a Sejuv, Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) e o Sebrae.

GRÊMIOS AJUDAM A DIMINUIR VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO - Em 7 de junho (daquele ano), o Secretário Nacional de Direitos Humanos, José Gregori, acompanhado de um grupo de especialistas, visitou a Escola Estadual Professor Renato de Arruda Penteado, com o objetivo de conhecer o "Projeto Paz: O Caminho de Um Novo Amanhecer". Trata-se de uma experiência bem sucedida de uma comunidade escolar na diminuição da violência. Aquele estabelecimento de ensino foi escolhido por ter sido área de extrema violência. Uma menina foi morta, dentro da escola, por um colega que roubou-lhe o par de tênis. (...) Conclusão: depois do desenvolvimento de atividades com os alunos, com os pais e com a comunidade em geral, inclusive atividades psicopedagógicas de construção de auto-estima e FORTALECIMENTO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS, a escola tornou-se exemplo social de não-violência. A visita à escola foi uma estratégia para demonstrar, com exemplos práticos, que existe solução para a violência nas escolas, e que a solução está dentro da própria escola.
*.*
NÃO DEIXE TERESÓPOLIS DE FORA DESTE ESFORÇO !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário