O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

terça-feira, 12 de abril de 2011

E-MAIL ENCAMINHADO HOJE ÀS ESCOLAS

Matéria do Diário de Teresópolis de hoje
*.*

E-mail encaminhado às escolas
Estado do Rio de Janeiro
Poder Judiciário
Comarca de Teresópolis
Vara da Infância, da Juventude e do Idoso
Rua Carmela Dutra, 475 - Agriões - Teresópolis (RJ)



Teresópolis,12 de abril de 2011


Ofício CIRCULAR



  • Às Escolas e instituições participantes do Projeto CONSELHO JUVENIL

Foi um sucesso a MANIFESTAÇÃO chamada pelo Conselho Juvenil e realizada ontem, 11/04, sob o lema: LUTO POR REALENGO, LUTA CONTRA O BULLYING!

Fez-se história. Pela primeira vez em décadas, em Teresópolis, estudantes de escolas públicas e particulares se uniram para gritar pelas ruas suas melhores palavras de ordem (“- Estudantes unidos, jamais serão vencidos!”; -“Só queremos paz - na escola! - tragédia nunca mais!”; - “Abaixo a violência, paz na adolescência!”; - “Bullying não dá mais, todos são iguais!”; - “Tenha consciência, não à violência!”).

Este momento não tratava de enfrentar a ditadura ou derrubar um presidente. Era mais importante que isso, na verdade. Mudar a realidade da escola de hoje, onde o bullying é uma tragédia que se alastra. Mudar o comportamento dos próprios jovens!

Houve um presença muito bonita. A PM calculou 400, o jornal disse 300, a Guarda achou que eram 500. Pouco importa. Para mim, fossem 10, já seria o máximo. Porque 10 jovens conscientes, cara-pintadas e com cartazes pedindo o fim do bullying, pedindo paz na escola, combatendo o preconceito, podem muito.

Faço alguns destaques inevitáveis. O CIEP da Barra e o CEROM deram bonitas manifestações de garra. Escolas que eram ali, na esquina da manifestação, não apareceram. Mas as delegações dessas escolas vieram em caminhada à pé, desde suas sedes que ficam razoavelmente distantes do centro.

Ao contrário de algumas escolas que – sem perceber a importância e a urgência do movimento, se queixaram de prazo curto - o Carmo deu um exemplo de organização rápida e eficiente. Havia provas marcadas. Eles souberam da manifestação – como todo mundo – só na sexta-feira. Muito rapidamente entraram em contato com os pais, por e-mail, informando sobre o evento e obtendo a autorização para a participação dos alunos. E, mais bacana ainda, havia provas marcadas. Reajustaram o calendário, adiando provas, para que os alunos que queriam participar pudessem fazê-lo sem qualquer prejuízo.

O CEROM, que também só tomou conhecimento de tudo na sexta-feira, mobilizou-se também rapidamente e cumpriu com inteligência todas as burocracias necessárias: expediu uma informação aos pais já dizendo da ocorrência da manifestação condicionada à reunião da tarde de sexta-feira, mas informando que seria no centro, que seria contra o bullying, que era coordenada pelo Conselho Juvenil, etc. Ou seja, o essencial. Os pais autorizaram.

E esse pessoal fez bem. Quem veio na reunião de sexta-feira entendeu os nosso motivos. Hoje, 12/04, deve ocorrer a manifestação política que, tudo indica, será realmente 'gigantesca', como querem seus organizadores. Não podíamos misturar a manifestação estudantil com essa, até pelo compromisso que assumimos de não influenciar politicamente os jovens. E daí, ou fazíamos a manifestação em 11 ou não fazíamos. Porque a razão de tudo era a tragédia de Realengo. Mas Teresópolis tem sua própria tragédia. E seria muito difícil qualquer manifestação ter sucesso a partir de 12/04, pois só se falará na manifestação política, o que é compreensível.

Mas voltemos aos destaques. Parabéns ao CENA, e ao BETESDA que mandaram grandes delegações. Parabéns ao CIEP da Barra e ao CEROM, pelas belas faixas e cartazes. Parabéns, ao Carmo, ao Campos Salles, ao Higino da Silveira, ao CEDAL! Parabéns ao Fanny Niskyer, parabéns ao Helena de Paula! Houve os que podiam ter contribuído mais, mas devemos os parabéns pelos que foram, por isso: parabéns, CESO e CIA José Lippi! E parabéns aos corajosos alunos que encararam decisões difíceis para estarem lá, como os Conselheiros Fernando (São Paulo), Allana (CIA) e Maria Clara (George March)! De coragem e decisões difíceis, se faz a militância mais honesta! E parabéns aos que não conseguiram apoio das suas escolas, mas lá estiveram na luta, como a Conselheira Mayara (Euclydes da Cunha) e a Luana (Manoel Medeiros)! Uma pena, a ausência do Único! Que pena, Edmundo Bittencourt, que tanto podia ter contribuído mais, mas parabéns aos Conselheiros Thifany e João Roberto!... E que pena, tantos outros...

Mas ficam os discursos de jovens de 13, 16, 17 anos (Milena, Santiago, Jonathan Noé, Thifany, Fernando, Ana Clara!) maduros, conscientes, líderes da sua geração.

Para hoje, foi sugerido na manifestação, que as escolas que participaram exponham em mural os cartazes e as fotos da manifestação. Que os participantes promovam a realização de um ato de luto pelos mortos de Realengo: Desce toda a escola para o pátio ou quadra, e realizam um minuto de silêncio, e os conselheiros juvenis, as lideranças de grêmio ou os participantes da manifestação dão uma palavra de reflexão.

Lá, no evento de ontem nós fizemos juntos: cântico do hino nacional, minuto de silêncio (por 03 vezes, uma delas com a manifestação parada e ocupando inteira a Av . Regadas), a oração do CJ, e um Pai-Nosso. O Pr. Cidaco, liderança evangélica também falou aos jovens, o Rodolpho (presidente do Grêmio do CESO), jovem liderança católica foi quem orientou a oração coletiva, o Vereador Cláudio Melo, liderança política que apoia o Conselho Juvenil desde o seu início, deu seu testemunho de pai, sobre a importância do da manifestação. A imprensa fez boa cobertura.
Com tudo isso, fica a certeza de que muito mais pode ser alcançado pelos nossos jovens.

O que me entristece é que enquanto escrevia esta circular, fui interrompido pela visita de uma direção de escola, que vinha em busca de socorro para problemas... de indisciplina e violência! Uma escola que não participa do Projeto. Ou seja, nos procurar quando já existe o incêndio...? Não é melhor trabalharmos na prevenção?

Por isso, conclamo a todos para que se lembrem do compromisso assumido com a Drª Inês com relação aos grêmios!

Nesta sexta-feira, dia 15/04 às 14 horas, estaremos reunindo o Conselho Juvenil e todas as direções de grêmios já eleitas, ou – onde ainda não houve eleição – as chapas concorrentes. O encontro é para preparar os próximos passos, inclusive do II CONEST (Congresso Estudantil), que acontecerá em 03 de junho próximo.

Lembro que os Conselheiros Juvenis que estiveram ontem conosco, lá estavam em cumprimento do mandato e convocados pela Vara da Infância, o que significa a necessidade de abono ou justificativa da ausência e direito à 2ª chamada de prova, quando for o caso.

Muito obrigado a todos.



Denilson Cardoso de Araújo
Auxiliar de Gabinete
Coordenador do Projeto Conselho Juvenil



Nenhum comentário:

Postar um comentário