O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

segunda-feira, 11 de abril de 2011

UM DIA INESQUECÍVEL - Manifestação de estudantes mostra luto, garra e esperança!


Foi um dia i-nes-que-cí-vel !!!!

Até agora me emociono de ver o que os jovens do Conselho Juvenil e os militantes estudantis das escolas, as diretoras que se mobilizaram, os professores que acompanharam, alguns pais que compareceram... até agora me emociono de saber que um chamado tão urgente, feito tão corrido foi tão lindamente atendido! Eu vi garra, eu vi gritos de guerra, eu vi caras-pintadas, eu vi canções, eu vi rap, eu vi belos discursos, eu vi gente que nunca tinha enfrentando uma praça, uma rua, uma passeata, indo à luta para mudar a realidade... Eu vi a esperança!!!!

Não vou lamentar as escolas que não tiveram consciência, não vou lamentar as escolas cujas direções foram tão omissas, não percebendo a história correndo à sua frente, perdendo o bonde da transformação, privando seus alunos desse dia histórico... Não vou falar dos que se acovardaram por pressões daqui e dali... Não vou falar dos que não ajudam a construir a resposta dos jovens contra o bullying e a desesperança de uma geração, mas quando o perigo lhes bate à porta, correm pra pedir socorro a nós, que gostamos não de apagar incêndios, mas de fazer prevenção, evitar a pólvora... Não vou falar.... Bom.

Prefiro falar do menino que enfrentou a quase proibição da sua escola e foi à manifestação para ser um dos líderes do movimento. Prefiro falar da menina que quase chorou porque lhe iam impedir chegar na hora para participar. Prefiro falar dos belíssimos cartazes. Prefiro falar da menina que preparou aquelas bolas lindas pra enfeitar a manifestação. Prefiro falar do CEROM que veio em caminhada da escola à praça, e ainda foi um competentíssimo microfone humano. Prefiro falar do CIEP da Barra que veio a pé lá do seu bairro, pra fazer uma das delegações mais legais da manifestação. Prefiro falar dos que foram solidários, foram bacanas, foram bonitos, meninas com fitas na testa, meninos com tinta no braço... Prefiro falar que eu vi uma geração com chances de mudar o jogo que parecia perdido contra as drogas, a zoação inconsequente, o bullying assassino.

Prefiro falar da música maluca e misturada, em que o Jonathan Noé meteu um rap emendado muito bacana. Prefiro falar dos que fizeram o silêncio mais retumbante e concentrado nas três vezes em que paramos tudo para homenagear os mortos na tragédia de Realengo. Um silêncio que diz tanto... Prefiro falar de uma massa de jovens gritando pela paz. Prefiro ter a certeza de que muitos voltarão para as escolas amanhã dispostos a fazer alguma coisa. Prefiro falar dos murais que surgirão com as fotos e cartazes da manifestação de hoje! Monumentos de luta, para inspirar novas lutas.

Parabéns, CENA, CIEP da Barra, CEROM, parabéns, Campos Salles, Higino da Silveira, CEDAL, Carmo, Betesda! Parabéns Fanny, parabéns Helena de Paula! Parabéns mesmo aos que podiam ter contribuído mais, mas parabéns pelos que foram, por isso: parabéns, CESO, CIA José Lippi! E parabéns aos corajosos alunos que encararam decisões difíceis para estarem lá, como o Fernando (São Paulo), a Allana (CIA), a Maria Clara (George March)! De coragem e decisões difíceis, se faz a militância mais honesta! E parabéns aos que não conseguiram apoio das suas escolas, mas lá estiveram na luta, como Mayara (Euclydes), Luana (Manoel Medeiros)! Que pena, Único! Que pena, Edmundo Bittencourt (mas parabéns Thifany, João Roberto!), que podiam tanto ter contribuído mais... Que pena, tantos outros...

Que bacana ver os CJs pioneiros, felizes, podendo colher frutos do seu difícil trabalho no primeiro mandato (um beijo, Roberta, Pablo, Santiago, Ana Clara)!

Que bacana o apoio e a presença do Pr. Cidaco, do Vereador Cláudio Mello, o apoio dos bancários no som! Que legal a cobertura da imprensa que estava toda lá!

Agora é pegar o que de bonito foi feito e continuar a luta!
Que Deus abençoe e recompense a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário