O CONSELHO JUVENIL É UM PROJETO DA VARA DA INFÂNCIA DA JUVENTUDE E DO IDOSO DE TERESÓPOLIS (RJ) , EM PARCERIA COM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES .

segunda-feira, 13 de junho de 2011

REUNIÃO DE SEXTA-FEIRA DO CJ

O CONSELHO JUVENIL, na sua reunião de sexta-feira passada teve intensos debates. Destaque para a cautela sugerida ao Grêmio do Higino e para a Reunião de Grêmios convocada para sexta-feira, dia 17. Leia:

CONEST - Foi efetuado um balanço de acertos e erros na organização e realização do II Congresso Estudantil. Apesar de vacilos naturais aqui e ali, foi tudo considerado muito positivo! a avaliação é que deu-se um gás bacana na construção do movimento estudantil de Teresópolis. O próximo passo é a criação de um Coletivo de Grêmios, conforme foi aventado lá no SESC.

MANIFESTAÇÃO CONTRA AS DROGAS - A Coordenadora da JUBASO (Juventude Batista da Serra dos Órgãos), que congrega jovens das igrejas batistas da cidade, Aline dos Anjos, esteve na reunião apresentando o convite daquela organização, que, em conjunto com o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas de Teresópolis) pretende realizar, ainda no mês de junho, uma grande manifestação contra a dependência química e as drogas. Coerente com um dos ítens do MANIFESTO aprovado no CONEST, o Conselho Juvenil deliberou sentar com aqueles órgãos para debater a sua participação. Deverá ocorrer uma reunião, mas desde já, houve a decisão de convidar os Grêmios para a reunião do CJ nesta sexta-feira, dia 17.

APOIO AOS BOMBEIROS - Após intenso debate, o Conselho Juvenil tirou apoio aos bombeiros, a ser externado aos integrantes da corporação, através de documento a ser entregue ao comando do movimento. Foi tida como exagerada e abusiva a invasão do Quartel ocupado pelo BOPE, bem como as manifestações verbais do Sr. Governador. Sendo Teresópolis um lugar que passou por recente tragédia, os jovens estudantes entendem que, mais que outras cidades, Teresópolis deve apoiar decisivamente esses profissionais que foram tão exemplares e necessários na hora das dificuldades.

HOMENAGENS À DRª INÊS - O Conselho Juvenil participará da Sessão na ALERJ, na 2ª feira, dia 13/06, quando a Juíza da Vara da Infância e da Juventude de Teresópolis, Drª Inês Joaquina S. S. Coutinho receberá o título de Benemérita do Estado do Rio. O CJ participará também, com fala e apresentação musical, da Cerimônia de Homenagem que ocorrerá na sexta-feira, 17/06, no Hotel Alpina.

MANIFESTAÇÃO DO GRÊMIO DO HIGINO - O CJ travou debates muito intensos quanto ao movimento do Grêmio do Higino. Houve unanimidade nos elogios à postura de ação daquele Grêmio. Mas considerou-se que a decisão de greve dos alunos já na quarta-feira (como foi informado que ocorrerá), dia 15/06, deveria obrigar o CJ a tentar contribuir com a sua experiência com aqueles companheiros. Os Conselheiros - também coerentes com o Manifesto do CONEST - entendem que o ensino de qualidade só virá com melhoria salarial para os professores, maior respeito a eles e aos alunos por parte da Secretaria Estadual de Educação e melhor aparelhamento dos colégios. Entretanto, entenderam que os movimentos se constroem por etapas. E ter como primeira ação já a greve (que é o instrumento mais importante de luta popular, sindical e também dos estudantes) pode ser um risco. Isso porque há atividades prévias, de preparação da greve, que poderiam ser feitas, como forma de ir angariando adesões, para que não haja surpresas nem defecções. Também seria possível estabelecer um diálogo mais amplo com outros Grêmios para algumas ações conjuntas. A greve de um grêmio ou escola, isoladamente, acaba não tendo toda a repercussão que seria possível e mais que isso, necessária. Além de tudo isso, ponderou-se também que a própria greve dos professores ainda não se firmou, com as adesões ainda sendo construídas. Logo, sem a firmeza do principal neste caso (a greve dos professores) não seria aconselhável investir toda a força de imediato no acessório (a greve dos alunos, que existiria para apoio àquela). Por tudo isso, e porque pretende cooperar com os grêmios para a construção da unidade do movimento estudantil, e ainda porque não gostaria de ver um grêmio que surge já tão combativo e marcante se expondo com a sua principal arma já na primeira batalha, o CJ deliberou sugerir ao Grêmio que considere reencaminhar seu movimento, neste primeiro momento, para outras formas de manifestação (manifesto externo, panfletagem, comício na saída ou na entrada, paralisação simbólica de 10 minutos, enfim, todo o arsenal possível nessas situações). Uma comissão do CJ encaminhará o debate com o Grêmio do Higino.

CONVITE AOS GRÊMIOS - Para dar consequência às propostas do CONEST, estudando de que formas os grêmios podem se estruturar em organismo coletivo; para debater a questão da MANIFESTAÇÃO proposta pela JUBASO e COMAD; para debater sobre posturas a adotar quanto à greve dos professores (que o CJ apóia); para debater sobre a proposta do Grêmio do Higino, de greve de alunos - - - decidiu o CJ convidar os grêmios para uma reunião na próxima sexta-feira, às 14 horas, na Vara da Infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário